Discentes

Auxílio Financeiro
 
Auxílio Financeiro a Estudantes
(SOMENTE PARA OS PROGRAMAS PARTICIPANTES DO PROAP)
 
O pedido deverá chegar com no mínimo 20 (vinte) dias de antecedência.
 
Os pagamentos serão realizados, somente, através de conta corrente de qualquer banco.enviar apenas uma via da documentação solicitada.
 

Auxílio Financeiro Nacional (eventos no país)

Documentação Necessária:

  1. Ofício carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  2. Formulário da PROPG carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  3. Xerox do RG
  4. Xerox do CPF
  5. Aceite do Trabalho
  6. Cotação aérea em caso de solicitação de passagem
  7. Justificativa no ofício, caso o número de auxílio financeiro seja divergente do número de dias do período do evento

Auxílio Financeiro Nacional (trabalho de campo/coleta de dados)

Documentação Necessária:

  1. Ofício carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  2. Formulário da propg carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  3. Xerox do RG
  4. Xerox do CPF
  5. Planejamento de trabalho (planejamento de trabalho avalizado pelo professor orientador )
  6. Cotação aérea em caso de solicitação de passagem
  7. Jstificativa no ofício, caso o número de auxílio financeiro seja divergente do número de dias do período do evento
  8. Formulário de auxílio financeiro nacional

Auxílio Financeiro Internacional

Documentação Necessária:

  1. Ofício carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  2. Formulário da propg carimbado e assinado pelo coordenador do curso
  3. Xerox do RG
  4. xerox do CPF
  5. Justificativa no ofício, caso o número de auxílio financeiro seja divergente do número de dias do período do evento
  6. Aceite do trabalho
  7. Tradução do aceite do trabalho
  8. Cotação aérea em caso de solicitação de passagem
  9. Conversão da moeda (dólar para real) (cotação do banco central)
  10. Formulário de auxílio financeiro internacional.
 
 
Observação: é obrigatória a diminuição de uma diária da quantidade solicitada para os auxílios financeiros internacionais.
 

 

Bolsas

CAPES - DEMANDA SOCIAL

Programa que tem como objetivo proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos, a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu, ministrados pelas instituições de ensino superior públicas (IES). Assim, a Capes, além de financiar bolsas para a manutenção de discentes, apóia o desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, financiando atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas nas dissertações e teses desses programas com recursos do PROAP, repassados às pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa das IES apoiadas, responsável por administrá-los internamente. Na PORTARIA Nº 64, DE 24 DE MARÇO DE 2010, são explicitados os requisitos para ingresso da instituição no programa, questões sobre gerenciamento do PROAP, normas gerais e operacionais, itens financiáveis e não financiáveis.
 
 

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou ampliar o número de cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior (IES), e dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior. A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por gerenciar as cotas, homologar as candidaturas, divulgar os resultados e realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a Capes informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.
 
 

Programa Nacional de Pós Doutorado - PNPD

O PNPD apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem, dentre outros objetivos, viabilizar a absorção temporária de jovens doutores, com relativa experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas.
 
PORTARIA 86 - CAPES
 
 
Emissão de diploma

A abertura do processo de solicitação para expedição do diploma será realizada mediante o cumprimento das seguintes normas:

  1. Depósito da versão final da dissertação ou tese de acordo com as normas e prazo estipulados pelo PPgPIOS;
  2. Entrega presencial ou por procuração para serviços acadêmicos, na secretaria do PPgPIOS dos seguintes documentos: 

b.1) formulário de solicitação de diploma preenchido e assinado pelo requerente;

b.2) cópia do RG e CPF;

b.3) comprovante de submissão de 1 (um) artigo em revista científica com Qualis igual ou superior a B2, para alunos(as) do mestrado;

ou

b.4) comprovante de submissão de 2 (dois) artigos em revistas científicas com Qualis igual ou superior a B2, para alunos(as) do doutorado.       

Informações complementares:

  1. A secretaria não receberá a solicitação de diploma se os requisitos acima discriminados não forem integralmente observados.Portanto, não serão aceitas entregas parciais de documentos.
  1. O documento de identificação deverá ser, preferencialmente, o RG. Na ausência deste, serão aceitos apenas aqueles documentos com foto, emitidos por órgãos oficiais, válidos em todo território nacional e que contenham, sem exceção, as seguintes informações: nome, completo, filiação, naturalidade, data de nascimento, assinatura de próprio punho e data de expedição.
  1. O formulário de solicitação e o modelo de procuração para serviços acadêmicos, exigidos pela SUPAC, encontram-se disponíveis através do link: https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno

- A secretaria do PPgPIOS providenciará a  consolidação da atividade de defesa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em até 15 dias após a entrega dos documentos, dos(as) alunos(as) cujas defesas de dissertação ou tese já tenham sido homologadas.  

- Concluída a etapa acima, o aluno deverá acessar o SIGAA, e anexar a versão final da dissertação/tese, o que fará com que uma mensagem automática seja enviada para o seu orientador e o coordenador do Programa. 

- Finalizadas todas as etapas junto ao SIGAA, a secretaria do Programa efetuará a abertura e envio do processo de solicitação do Diploma para a Secretaria Geral de Cursos (SGC). 

- Com a abertura do processo de solicitação, o(a) requerente receberá, por e-mail, uma mensagem automática com o número de seu processo, para acompanhamento através do site www.sipac.ufba.br. Ao verificar o status como DEFERIDO/ARQUIVADO, deverá comparecer à SGC portando cópia de documento de identificação, para assinatura e retirada do diploma. Maiores informações sobre esta etapa, favor ligar para o NEDIC - Núcleo de Expedição de Diplomas e Certificados (71)3283-7146.

Atualização das regras para emissão de diploma aprovadas em reunião do colegiado, dia 28 de janeiro de 2020.

 

Instruções para a Realização do Depósito da Versão Definitiva da Dissertação ou Tese
1) Concluída a defesa da dissertação/tese, dentro do prazo máximo de 60 dias, o(a) aprovado(a) deverá, obrigatoriamente, entregar na secretaria:
  • 01 exemplar da dissertação/tese no modelo oficial do PPgPIOS impresso em gráfica, encadernado em capa dura e com o dorso colado;
  • 02 DVDs contendo a dissertação/tese na versão final em formato PDF. 
 
2) Nos 02 DVDs entregues deverão constar além da versão final da dissertação/Tese, os seguintes documentos digitalizados:
  • Declaração formal do Professor Orientador autorizando a entrega do trabalho;
  • Declaração formal firmada por profissional devidamente habilitado para a realização de revisão do idioma português;
  • Declaração formal firmada por profissional devidamente habilitado para a realização de revisão do idioma inglês;
  • Declaração formal firmada por profissional devidamente habilitado em Biblioteconomia para a realização de revisão da normalização e das referências bibliográficas, e elaboração da ficha catalográfica;
 
3) O modelo de capa definitiva está disponível no site do PPgPIOS, e deverá ser enviada pelo aluno para a gráfica de sua escolha, esse modelo deverá ser utilizado tanto na versão impressa como nas versões digitais da Dissertação/Tese, e na capa dos DVDs.  
 
4) O conteúdo da versão final da dissertação/tese deverá contemplar as críticas e sugestões decorrentes do Exame de Defesa consideradas procedentes pelo mestrando e seu orientador. 
 
Informações complementares:
  • Não serão aceitas dissertações ou teses enviados via e-mail;
  • A ausência de um ou mais documentos listados acima, implicará na não aceitação da dissertação ou tese pelo Programa;
  • Todas as Dissertações e Teses serão enviadas para o Banco de Teses e Dissertações da Capes, Repositório UFBA e estarão disponíveis no site do Programa;
  • A versão final da dissertação/tese em formato PDF, deverá ser enviada pelo aluno(a) aos examinadores da banca de defesa e ao seu orientador.
 
Instruções para confeccção de painel

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE PAINEL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS INTERATIVOS DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS

Autor: Max José Pimenta Lima
 
- O painel deve conter 90 cm de largura e 130 cm de altura.
 
- Deve-se buscar harmonia visual entre o tamanho das letras e das figuras, tabelas, título, subtítulo e margens (superior, inferior, direita e esquerda - 3,0 cm).
 
- O título deve ser escrito em letras maiúsculas.
 
- A citação dos autores deve ser através do último sobrenome em letra maiúscula seguido do nome e das iniciais dos demais sobrenomes em maiúsculo (LIMA, Max J. P.; CARVALHO, Adriano P. L.). Usar as abreviaturas para Júnior e Filho
 
- O nome do(s) apresentador(es) deverá(ão) estar sublinhado(s) e acompanhado(s) de uma foto (equipe) afixada no canto superior direito.
 
- O tipo de letra é de livre escolha (usar letras de fácil entendimento como: Arial, Times New Roman. Contudo é preferível a letra Antique Olive)
 
- O corpo e o tipo das letras não seguem regras pré-estabelecidas, portanto, podem ser utilizadas letras com corpo maior ou menor do que está sendo sugerido, não esquecendo, contudo, a harmonia do painel.
 
- Recomendação do corpo das letras: Título (80 a 100 pontos). Autores (30 a 36 pontos). Nome da Instituição, departamento, cidade, estado, país (20-30 pontos). Subtítulo (60 a 70 pontos). Texto (28 a 36 pontos).
 
- Recomendação do corpo das letras das referências: deve ser bem menor que o corpo das letras do texto (16 a 20 pontos).
 
- Preferencialmente, citar toda a bibliografia de acordo com a ABNT. Em painéis escritos em idioma inglês utilizar a metodologia Vancouver.
 
- Citações de autores no texto, referências, fontes de tabelas e gráficos etc., deve seguir orientações da ABNT e do IBGE
 
- Corpo do painel: deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
 
- Sugere-se que as conclusões sejam colocadas em forma de itens.
 
- A composição do painel deve atender às considerações do professor orientador que em conjunto com o(s) orientando(s) definirão os itens e o conteúdo que deverão constituir o painel.
 
   1. Apresentação de trabalho científico: breve introdução, objetivos, metodologia, resultados, resumo, palavras- chaves, agradecimentos (financiamento, se houver) e referências.
 
   2. Apresentação de projetos: breve introdução, objetivos, metodologia, prováveis resultados (facultativo), viabilidade financeira e de infra-estrutura, cronograma, resumo, palavras-chaves e referências.
 
- A disposição do texto e das figuras, tabelas etc., é de livre escolha, entretanto, é importante preservar a harmonia visual.
 
Link do modelo abaixo:
 
 
 
Instruções para Qualificação e Defesa da Dissertação

Orientações para realização dos exames de qualificação e defesa pública e constituição das bancas examinadoras das Dissertações.

  1. O período para a realização dos exames públicos de qualificação e defesas das Dissertações será divulgado pela secretaria do Programa a todo o seu corpo docente e discente, disponibilizando-o no site do PPGPIOS.
  1. É de responsabilidade do Orientador(a) entrega à Secretaria do Programa, em período previamente divulgado, de solicitação para agendamento das datas das qualificações e defesas, e para convite dos membros das bancas avaliadoras, com os seus respectivos nomes e contatos telefônicos.
  1. No exame de qualificação da dissertação, a comissão examinadora deverá ser constituída por três professores, sendo dois vinculados à UFBA, (um dos quais poderá ser o orientador), e um terceiro sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas no estado da Bahia. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um deles vinculado à UFBA, e um segundo, obrigatoriamente, vinculado a alguma instituição de ensino superior ou pesquisa sediada no estado da Bahia.
  1. No exame de defesa da dissertação, a comissão examinadora deverá ser constituída por três professores, sendo dois vinculados à UFBA, (um dos quais poderá ser o orientador), e um terceiro sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa sediadas em outros estados da Federação. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um deles vinculado à UFBA e um segundo, obrigatoriamente, vinculado a alguma instituição de ensino superior ou pesquisa sediada em outro estado da Federação.
  1. O(a) mestrando(a) deverá enviar por e-mail aos 05 examinadores, cópia eletrônica da dissertação em arquivo PDF, em até 10 dias antes do exame de qualificação e do exame da defesa. A depender da preferência destes, os exemplares poderão ser entregues em formato Word e/ou versão impressa e encadernados em dorso espiralado.
  1. O(a) mestrando(a) deverá enviar por e-mail a secretaria do PPGPIOS, cópia eletrônica em arquivo PDF, de formulário disponível no site do programa, com os dados da Dissertação referentes ao título, resumo e palavras chaves na língua inglesa e portuguesa, em até 10 dias antes do exame de defesa.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 - Ao mestrando(a) estará assegurado o tempo máximo de trinta 30 (trinta) minutos para a exposição oral da sua Dissertação.

- Os exames de qualificação e de defesa de Dissertação são realizados em sessões públicas, assegurado o livre acesso a todos aqueles que venham a se interessar pelos respectivos temas.

- Os recursos de multimídia necessários à apresentação são de responsabilidade do PPGPIOS.

- É de responsabilidade do(a) aluno(a), caso seja do seu interesse, providenciar e oferecer café, água, bolo, sequilhos e/ou similares aos membros da banca e/ou espectadores.

_______________________________

Ana Caline Nóbrega da Costa

Coordenadora

 

Instruções para Qualificação e Defesa de Tese

Orientações para realização dos exames de qualificação e defesa pública e constituição das bancas examinadoras das Teses.

  1. O período para a realização dos exames públicos de qualificação e defesas das Teses será divulgado pela secretaria Programa a todo o seu corpo docente e discente, disponibilizando-o no site do PPGPIOS.
  1. É de responsabilidade do Orientador(a) entrega à Secretaria do Programa, em período previamente divulgado, de solicitação para agendamento das datas das qualificações e defesas, e para convite dos membros das bancas avaliadoras, com os seus respectivos nomes e contatos telefônicos.
  1. No exame de qualificação da tese, a comissão examinadora deverá ser constituída por cinco professores, sendo três vinculados à UFBA, (um dos quais poderá ser o orientador), e dois sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas no estado da Bahia. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um deles vinculado à UFBA, e um segundo, obrigatoriamente, vinculado a alguma instituição de ensino superior ou pesquisa sediada no estado da Bahia.
  1. No exame de defesa da Tese, a comissão examinadora deverá ser constituída por cinco professores, sendo três vinculados à UFBA, (um dos quais poderá ser o orientador), e dois sem vinculação trabalhista com a UFBA, devendo recair a escolha em docentes ou pesquisadores, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa sediadas em outros estados da Federação. Para a composição desta Comissão deverão ser indicados dois examinadores suplentes, sendo um deles vinculado à UFBA e um segundo, obrigatoriamente, vinculado a alguma instituição de ensino superior ou pesquisa sediada em outro estado da Federação.
  1. O(a) doutorando(a) deverá enviar por e-mailaos 07 examinadores, cópia eletrônica da Tese em arquivo PDF, em até 10 dias antes do exame de qualificação e do exame da defesa. A depender da preferência destes, os exemplares poderão ser entregues em formato Word e/ou versão impressa e encadernados em dorso espiralado.
  1. O(a) doutorando(a) deverá enviar por e-mail a secretaria do PPGPIOS, cópia eletrônica em arquivo PDF, de formulário disponível no site do programa, com os dados da Tesereferentes ao título, resumo e palavras chaves na língua inglesa e portuguesa, em até 10 dias antes do exame de defesa.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 - Ao doutorando(a) estará assegurado o tempo máximo de trinta 40 (quarenta) minutos para a exposição oral da sua Tese.

- Os exames de qualificação e de defesa de Tese são realizados em sessões públicas, assegurado o livre acesso a todos aqueles que venham a se interessar pelos respectivos temas.

- Os recursos de multimídia necessários à apresentação são de responsabilidade do PPGPIOS.

- É de responsabilidade do(a) aluno(a), caso seja do seu interesse, providenciar e oferecer café, água, bolo, sequilhos e/ou similares aos membros da banca e/ou espectadores.  

_______________________________

Ana Caline Nóbrega da Costa

Coordenadora

 

Modelo de capa de Tese
Tirocínio Docente

      Os programas de pós-graduação stricto sensu cumprem relevantes objetivos entre os quais, formar pesquisadores nas áreas de conhecimentos específicos e preparar docentes para atuarem, particularmente, no ensino superior. Em virtude da importância atribuída à formação de professores, o PPGPIOS assegura a realização do Tirocínio Docente Orientado como uma atividade acadêmica complementar.

Há que se reconhecer que o investimento na qualificação e no incentivo da atividade docente de egressos no ensino superior, levará a se alcançar consideráveis níveis de eficácia dos Programas de Pós-graduação stricto sensu. Portanto, para integralizar o currículo, exige-se o cumprimento de um semestre letivo de Tirocínio Docente no decorrer do curso de mestrado e do curso de doutorado, podendo ocorrer a dispensa, a critério do Colegiado do Programa, em se tratando de professores ou assemelhados com comprovada experiência docente em cursos de graduação ou pós-graduação.

Observações:

- A solicitação de dispensa de Tirocínio Docente deverá ser entregue a Secretaria do PPGPIOS, munida de documento comprobatório da experiencia docente, bem como do Requerimento Escolar preenchido, que encontra-se disponível no site da SUPAC/UFBA e pode ser acessado através do link: https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno.

- O requerente deverá comprovar experiência docente com carga horária mínima de 34 horas semestrais, realizada concomitantemente ao curso de mestrado/doutorado ou até 5 anos antes da admissão no PPGPIOS.

- A carga horária utilizada para dispensa do tirocínio docente no curso de mestrado não será aceita para dispensa no curso de doutorado. Da mesma forma, o cumprimento do tirocínio docente durante o curso de mestrado não será considerado para a dispensa desta atividade, durante o curso de doutorado.